quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projeto Manatí promove oficinas de percussão com jovens para o Casamento do Peixe Boi no Piauí

Encontro dos cortejos do Cavalo Marinho e Peixe-Boi














A luta pela defesa e respeito ao meio ambiente também é levada a cabo com a ajuda de cultura e celebração. Esse é o caso do Casamento do Peixe-Boi e do Cavalo Marinho, festa promovida nos municípios piauienseses de Cajueiro da Praia e Barra Grande pela Universidade Federal do Piauí, Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e Governo do Estado do Piauí com o auxílio de parceiros como o Projeto Manatí e Comissão Ilha Ativa.

O casamento, que é o encontro de dois desfiles de corsos na praia de Barrinha, situada entre as duas comunidades, é um evento de três dias de festividades que visa criar o contato lúdico e cultural da população com o seu patrimônio natural, incentivando a sua valorização. O cavalo-marinho representa Barra Grande e o peixe-boi a comunidade de Cajueiro da Praia. A festa ecológica ainda conta com convidados de outros municípios que aumentam a beleza do espetáculo com fantasias de tartarugas, capivaras, caranguejos, tatus e outras espécies da fauna local.


Crianças fantasiadas de tartarugas marinhas participam da festa

O Projeto Manatí atua em Cajueiro da Praia com campanhas de educação ambiental e grupos de jovens. Em maio desse ano, foi realizada oficina de construção artesanal de instrumentos de percussão para a utilização em ações locais, como a celebração do casamento. Com a ajuda do luthier Vanildo Franco, os jovens construíram tambores, ganzás, caixas e xequerês. Agora, desde quinta-feira os participantes do programa de capacitação do Projeto Manatí, realizaram oficinas de percussão, onde aprenderam a utilizar os instrumentos, e apresentações em cortejos para a sua comunidade.


Grupo de jovens prontos para apresentações em sua comunidade


Ensaio do grupo com a equipe do Projeto Manatí e Pesca Solidária


Além das festividades e atividades culturais realizadas pelo Projeto Manatí em parceria com a CIA, Cajueiro da Praia também contou com a presença do Projeto Limpando o Mundo, também realizado pela Aquasis, que promoveu limpezas coletivas na orla do rio Timonha.


Grupo de voluntários separa lixo retirado da orla para reciclagem



O município de Cajueiro da Praia é de extrema importância para a biodiversidade marinha nordestina por ser o local de encontro dos rios Timonha e Ubatuba, sendo considerado um santuário para diversas espécies, entre elas o peixe-boi marinho.

Grupo de voluntários ajudando a limpar a orla do rio Timonha e preservar a beleza de Cajueiro da Praia








quinta-feira, 17 de julho de 2014

Terceiro monitoramento de praias do Projeto Manatí começa hoje


Hoje e amanhã, o Projeto Manatí, parte do Programa de Conservação de Mamíferos Marinhos da ONG ambiental Aquasis, percorre a orla de fortaleza em busca de animais encalhados. O encalhe de animais nas praias é fenômeno comum na costa do estado do Ceará.

Além da busca por mamíferos marinhos vivos e carcaças de animais que vieram a óbito nos locais, o projeto faz uma intensa campanha de informação junto às comunidades costeiras e agentes estratégicos locais, como professores, pescadores, comerciantes, guias de turismo, escolas de surf, barracas de praia, corpo policial e de bombeiros. São divulgados telefones emergenciais de resgate da Aquasis e orientações sobre como proceder, ajudar e prestar primeiros socorros aos animais encalhados vivos.


Essa é a terceira expedição de monitoramento e educação realizada este ano pelo projeto, que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do SESC/CE. Desde 2010, quando foram iniciadas as atividades de monitoramento, já foram realizadas mais de 20 viagens e resgatados mais de 250 mamíferos marinhos, principalmente golfinhos e filhotes da espécieTrichechus manatus, o peixe-boi marinho.



A equipe do Projeto Manatí monitora toda a costa do estado periodicamente cobrindo trechos pré-determinados do litoral cearense. No ano de 2014, foram percorridos os trechos entre Pontal das Almas (município de Barroquinha) até a Praia de Almofala (Itarema) e o trecho entre a margem leste do Rio dos Torrões (Amontada) até a Praia do Icaraí (Caucaia). Nestas expedições foram encontradas três carcaças de boto-cinza, mamífero marinho com maior número de encalhes no estado, que sofre com a captura acidental em redes de pesca. Dessa vez, o trecho monitorado foi a orla de Fortaleza, da praia de Iparana até o Caça e Pesca.

Segundo Ana Carolina Meirelles, bióloga coordenadora do Projeto Manatí, “o processo de monitoramento da costa e estudo detalhado das carcaças é muito importante para a preservação dos mamíferos marinhos”, principalmente para o peixe-boi, espécie pouco conhecida pela comunidade científica devido à sua difícil observação.



Através do registro das carcaças, a equipe do projeto pode extrair diversos dados biológicos, como hábitos alimentares e reprodutivos, áreas habitadas e principais causas de mortalidade dos animais encontrados. Ana Carolina explica: “é a partir desse conhecimento vital que nós podemos delinear ações para a conservação das espécies, como os projetos de proteção de áreas de manguezais ou o projeto de Lei Municipal no. 9949 de 2012, que declara o boto-cinza como Patrimônio Natural de Fortaleza". 

terça-feira, 8 de julho de 2014

Maceió ganhando peso, saúde e um novo quarto



Maceió sendo transferido pela equipe do Projeto Manatí















Hoje o nosso paciente Maceió, o filhote macho de peixe-boi encontrado em Fortim, no leste do Ceará, em dezembro de 2013, foi transferido pela equipe do Projeto Manatí para um tanque maior para continuar o seu processo de reabilitação no Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) da Aquasis, localizado na colônia ecológica do SESC - Iparana.

Maceió já está há sete meses em reabilitação e apresenta boa saúde. Consequentemente, vem crescendo e ganhando peso rapidamente. Quando foi encontrado encalhado, com cerca de dois dias de vida, o filhote pesava 45 quilos e media apenas 1,37 metros. Hoje já pesa 77 quilos e já mede 1,58 metros.

Maceió explorando os 35³ de seu novo tanque

O novo tanque possui quase o dobro do tamanho do anterior, com 35m³, e Maceió terá muito mais espaço para nadar e explorar agora que ganhou alguns quilos a mais. Em pouco tempo, Maceió será transferido para um recinto com o outro filhote em reabilitação no CRMM, a fêmea Alva. Ele mal pode esperar, temos certeza.

A reabilitação de peixes-boi e sua devolução saudável é um dos objetivos principais do Projeto Manatí, que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.  Em breve, Maceió poderá ser devolvido para a natureza com bastante saúde e segurança para continuar sua jornada.