sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O nosso Centro de Reabilitação recebeu dois novos filhotes!

O novo filhote recém resgatado é levado para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos da Aquasis 





Os últimos trinta dias foram intensos para a equipe do Projeto Manatí. Três filhotes de peixe-boi (Trichechus manatus) foram trazidos para o Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos da Aquasis.

Infelizmente o último atendimento foi um pequeno recém-nascido de cerca de 15 dias trazido morto. Os exames indicaram que a causa da morte foram lesões causadas pro um provável atropelamento por embarcação motorizada. Outros dois filhotes foram trazidos em estado grave de saúde, mas já apresentam melhoras graças aos cuidados da nossa equipe de veterinários e tratadores.

O primeiro, já batizado de Mirim (que significa 'pequeno' em Tupi) foi trazido no dia 28 de dezembro após ser encontrado encalhado sobre um banco de ostra nas margens do rio Jaguaribe.

No dia 25 de janeiro, em Melancias de Baixo, Icapuí, foi resgatado um filhote fêmea que foi identificado através de uma marca como o mesmo animal encontrado dez dias antes pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca em Morro Pintado. Na ocasião do primeiro encalhe, ao filhote foi reintroduzido no mar junto a três adultos que se encontravam na região. Para nossa tristeza e dos nossos colegas da UERN, ele voltou a encalhar e, devido ao seu estado de saúde, foi levado para o Centro de Reabilitação. O nome da pequena ainda está sendo motivo de discussão.

Só no último ano e em janeiro desse ano, pelo menos 5 filhotes foram resgatados pelo projeto. Acreditamos que o Mirim possa ser o mesmo animal que resgatamos e devolvemos ao mar junto a um grupo de adultos em dezembro, na praia de Retirinho, Aracati. Infelizmente, dois desses filhotes foram encontrados mortos. Felizmente, todos os nossos pacientes estão vivos e cheios de saúde.

Agora, com seis filhotes em reabilitação, a nossa equipe está com as mãos mais cheias que nunca. Ainda bem que podemos contar com a motivação de muita gente dedicada.



O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador! 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário