segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Recebemos mais um filhote no nosso Centro de Reabilitação



Na última sexta, dia 20, realizamos o resgate de mais um filhote de peixe-boi. Uma pequena fêmea recém-nascida foi encontrada por uma moradora do município de Icapuí que imediatamente acionou a equipe de resgate do Projeto Manatí. Além dos nossos biólogos e veterinários, uma equipe do projeto Cetáceos da Costa Branca também seguiu para a praia de Manibú para auxiliar no resgate e tratamento do animal.

O filhote aprensentava estado de saúde estável, apesar das horas encalhado, mas, infelizmente, havia sido ferido no focinho por cães que o encontraram na praia antes dos moradores. Após serem prestados os primeiros socorros no local, a pequena fêmea foi levada para o nosso Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos localizado na Colônia Ecológica do SESC, em Iparana. Após todos os exames dos nossos veterinários, ela foi colocada temporariamente em uma pequena piscina de emergência enquanto os outros filhotes, os irmãos Tico e Teco, são transferidos para um novo tanque.

Apesar de bastante desajeitada, a pequena recém-nascida já aprendeu a nadar e a respirar sem ajuda.







Esse já o sétimo filhote que recebemos Centro de Reabilitação da Aquasis. Os encalhes de recém-nascidos são uma séria ameaça à espécie, que corre perigo de extinção da costa brasileira. A destruição dos manguezais e estuários impede que a fêmea grávida encontre um ambiente ideal para dar a luz e para o cuidado parental. Dessa forma, os filhotes acabam nascendo em mar aberto. A consequência são encalhes como esse e muitos dos outros peixes-bois que se encontram sob nossos cuidados.

Assita ao vídeo e veja a nossa nova paciente ainda aprendendo a nadar e a respirar sozinha. 




O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador!