sexta-feira, 6 de março de 2015

Mais um filhote é trazido para o nosso Centro de Reabilitação. Já são oito animais em tratamento

O novo filhote a caminho do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos da Aquasis (CRMM) 

Ontem, dia 6 de março, recebemos mais uma má notícia. Outro filhote recém-nascido de peixe-boi encalhou na orla cearense. A cerca de quinze dias atrás, resgatamos uma fêma também recém-nascida (que foi batizada de Mani, por sinal). Dessa vez um pequeno macho foi encontrado na praia de Ariós, no município de Beberibe. A boa notícia é que o animal ainda estava vivo.

Ao chegar no local onde a comunidade estava mantendo o filhote protegido, encontramos um pequeno e aparentemente saudável animal, apesar da desidratação intensa natural de uma situação de encalhe. Mais uma boa notícia, felizmente. 

A equipe de resgate foi imediatamente para o Centro de Reabilitação com o nosso novo hóspede/paciente, onde os veterinários confirmaram o quadro de saúde positivo para um animal encalhado. Aparentemente, salvamos um pequeno resistente.

Primeiro manejo do novo filhote, momento em que o animal é retirado do tanque para exames de rotina.
Esse já é o oitavo filhote em tratamento pela equipe do Projeto Manatí. Nos últimos seis meses, já foram encontrados sete outros filhotes de peixe-boi encalhados. Um estava morto e outro foi reintroduzido no local junto a um grupo de peixes-bois adultos. Este último pode ter encalhado novamente e ser um dos filhotes resgatados (o Mirim). Exames de DNA estão sendo realizados para confirmação. Esperamos muito que não e que o filhote devolvido esteja saudável e seguro em seu ambiente natural.

Nós possuímos uma capacidade de tratamento ideal de nove animais simultaneamente e uma capacidade física máxima de doze animais mantidos em nossos tanques. Essa quantidade de encalhes começa a preocupar os nossos biólogos. Os animais exigem uma grande quantidade de alimentação à base de uma fórmula de leite sem lactose e manteiga, verduras e medicamentos e trabalho intenso 24h da nossa equipe de tratadores e veterinários.

O motivo de tantos encalhes, você já deve saber: a destruição do habitat de reprodução e cuidado parental da espécie. Traduzindo: a fêmea não consegue achar um lugar seguro para dar a luz e cuidar do seu filhotinho. 

Obrigada a dar a luz em mar aberto, ela acaba perdendo o filhote, que não consegue nadar em um ambiente com fortes correntes e marés, e o pequeno acaba encalhando.

E quem destrói esse ambientes? Você também já sabe: nós humanos.

Os gêmeos Tico e Teco, encontrados encalhados em outubro de 2014



Fazendas de camarão e salinas destroem rapidamente as áreas de mangue e estuários de rios. O resultado, entre outros impactos para outras espécies, é essa quantidade absurda de filhotes encalhados.

Do jeito que a situação anda, é bem provável que você possa se deparar com um filhote encalhado. Se isso acontecer, antes de qualquer coisa, ligue para o nosso número de resgate 24h:

(85)9800-0109 (anote no seu celular!)

Depois, você pode tentar prestar os primeiros socorros e aumentar muito as chances de sobrevivência do animal. Quer aprender? Acesse esse link e baixe a nossa cartilha de primeiros socorros e entenda um pouco mais sobre os encalhes de animais e como proceder nessas situações


Informe-se e eduque os seus amigos. Contamos com vocês!  

O Projeto Manatí é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Você também pode ajudar a salvar o peixe-boi, seja um doador!